Trabalhos em curso no Sistema de Retorno de Corrente de Tração e de Terras e Proteções

Conservação e Manutenção
Ferrovia
  • Sistema RCT+TP na Rede Ferroviária Nacional
  • Sistema RCT+TP na Rede Ferroviária Nacional

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que estão a decorrer os trabalhos de implementação de medidas definitivas no sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras e Proteções, também conhecido como RCT+TP, em vários troços da rede ferroviária.

Este dispositivo permite o retorno das correntes de tração à subestação e da tensão de terra para evitar as sobrecargas nos aparelhos.

Esta intervenção tem como objetivo assegurar a proteção de pessoas e bens, contra descarga elétrica em resultado das correntes induzidas pelas circulações ferroviárias, protegendo, nomeadamente, os equipamentos de sinalização instalados com vista a aumentar a fiabilidade das instalações, assegurando-se a disponibilidade da exploração ferroviária sem restrições.

Os sistemas RCT+TP aplicam-se a instalações existentes e a instalações novas de toda a Rede Ferroviária Nacional (RFN) eletrificada.

Este investimento de 2,2 milhões de euros assegura um importante reforço dos níveis de operação e qualidade e segurança de pessoas e bens e da própria rede ferroviária.